COMUNICADO DE IMPRENSA

 

No. 32-09
 

IIDH Y CIDH RECEBERÃO DOCUMENTOS DO CONCURSO POR VIA ELETRÔNICA

 

 

Washington, D.C., 20 de maio de 2009 - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) receberão os documentos pela via eletrônica para o concurso convocado em abril de 2009.

 

As regras do concurso foram modificadas, pois se havia estabelecido inicialmente que os documentos deveriam ser enviados por correio. A CIDH e a IIDH consideram que, permitindo o envio eletrônico, será possível ampliar o número de candidatos interessados em participar do concurso.

 

Além disso, decidiu-se modificar o requisito do tamanho para a categoria infantil e de adolescentes. De acordo com as novas regras, permite-se que os candidatos destas categorias decidam o tamanho do documento que pretendam apresentar.

 

Este concurso foi realizado porque em 2009 se celebrará o cinqüentenário da criação da CIDH. O concurso,  cujo lema é “A CIDH em defesa dos Direitos Humanos”, terá duas categorias: uma para a participação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de idade e outra para jovens de 18 a 23 anos de idade. A data limite para a apresentação dos trabalhos é o dia 31 de agosto de 2009. O primeiro prêmio consiste em 500 dólares americanos e um diploma de reconhecimento. Os trabalhos finalistas, que serão publicados na página da CIDH na Internet, farão parte de uma exposição.

 

Este concurso faz parte de uma série de atividades que a CIDH prepara para celebrar os 50 anos da decisão de sua criação, em 18 de agosto de 1959 na V Reunião de Ministros de Relações Exteriores celebrada em Santiago do Chile.

 

A CIDH é um órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo mandato surge da Carta da OEA e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A CIDH é integrada por sete membros independentes que são eleitos pela Assembléia Geral da OEA a título pessoal, os quais não representam seus países de origem ou residência.

 

O IIDH foi criado em 1980 em virtude de um convênio assinado entre a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a República da Costa Rica, como uma instituição acadêmica internacional de caráter autônomo para a promoção dos direitos humanos e da democracia nas Américas. O IIDH colabora com a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, e trabalha com todos os setores da sociedade civil e do Estado dos países do Continente, assim como com organismos internacionais, especialmente os da Organização dos Estados Americanos. A sede principal está em San José, na Costa Rica e o escritório regional para a América do Sul se encontra nos escritórios da OEA no Palácio do MERCOSUL, em Montevidéu, no Uruguai.

 

Links Úteis

Bases do Concurso

 

Leia este comunicado de imprensa em inglês – Read this press release in English

Leia este comunicado de imprensa em espanhol  - Lea este comunicado de prensa en español

Leia este comunicado de imprensa em francês - Lisez-vous cette communiqué en française

 

 

Contato de imprensa: ,

Tel. +1 (202) 458-3867

Cel. +1 (202) 215-4142

Correio eletrônico: [email protected]

 

Para receber automaticamente os comunicados de imprensa da OEA, por favor cadastre seu e-mail no formulário de inscrição (clique aqui)